Nosso Patrono Tranquillo Pissetti

BIOGRAFIA DO PATRONO


Tranquillo Pissetti nasceu no município de Criciúma no dia 18 de agosto de 1894.
Era filho de Francisco Pissetti e Larina Milioli. Foi casado com Lúcia de Lucca, cujo matrimônio foi realizado em Criciúma no dia 24 de novembro de 1915. Desta união vieram os filhos: Serene, Teresinha, Antonio, Maria, Martinho, Ana, Angelo, Francisco, Serafina, Albina, Félix e Quintino.
Tranquillo Pissetti era agricultor, cujas terras situavam-se no Bairro Próspera, em Criciúma, onde atualmente está localizado o criciúma shoping. Mudou-se para Içara em 1929, quando o município ainda era distrito de Criciúma. Fixou residência na localidade de Linha Ribeirão e ali dedicou-se à plantação de mandioca e instalou um engenho de farinha. Mais tarde passou a cultivar lavouras de fumo, tornando-se um dos primeiros fumicultores do município.
Além de sua vida de agricultor, Tranquillo Pissetti era um líder comunitário. Devido a sua influência na comunidade, políticos da região procuravam-lhe para dar informações sobre o distrito de Içara e também para pedir-lhe apoio político nas eleições, já que os eleitores içarenses votavam em Criciúma até o ano de 1962, quando aconteceu a primeira eleição pelo voto direto para prefeito do município de Içara.
Tranquillo Pissetti era um homem muito correto, dedicado a sua família e a sua religião. Por conta dessa última dedicação, no final da década de 40, batalhou pela instalação da Capela São Donato e ajudou em sua construção, onde com carros de boi, carregava tijolos para poder erguer o belo templo de duas torres que serviu de igreja até o ano de 1971 e atualmente abriga a Casa da Cultura “Padre Bernardo Junkes”. No ano de 1955, o italiano Pedro Cechett pintou as paredes e o teto do templo com belas figuras sacras e onde uma delas foi oferecida por Tranquillo Pissetti. Na figura nota-se que foi colocado o nome “Pacífico” Pissetti, pois familiares e conhecidos chamavam-no de Pacífico, apesar de não ter em seus documentos registros de que possuía este nome.
Tranquillo Pissetti faleceu em Içara, em 04 de janeiro de 1972.
Em sua homenagem, no ano de 1985, seu nome foi dado a uma escola do município de Içara, hoje conhecida com Escola Municipal de Ensino Fundamental Tranquillo Pissetti.

Jornalistas da 801!! Te mete com eles!!

A Profª Grasiela, de LP, desenvolveu com a Turma 801, um trabalho de produção de textos jornalísticos.

Com base em artigos de jornais, os alunos(as) perceberam as partes de uma notícia. Escolheram livremente os temas de suas reportagens que são significativos e vem ao encontro do interesse , como: "Gravidez na adolescência", "Vírus H1N1", "A influência da mídia na vida das pessoas", "Pedofilia", "Pulseiras do sexo", e "Distúrbios alimentares: anorexia e bulemia".

"Todos os temas foram bem pertinentes e geraram debates à medida em que eram apresentados", afirmou a Profª Grasiela.

Dia do Trabalhador

Representações produzidas pelos alunos, orientados pela professora Tânia (História/ Ens. Religioso) sobre profissões. Uma homenagem ao Dia do Trabalhador(a). Virou um belo mural no pátio central da escola pelas "mãos-de-fada" da professora Juci Pavei.

Palestra sobre a Escola Especial Sonho Dourado

Recebemos, no dia 26 de abril, as ilustres visitas da Diretora e da Orientadora da Escola Especial Sonho Dourado em nossa Escola. Elas mostraram um filme de apresentação de sua Escola, conversaram com os(as) alunos(as) das 8ª séries a respeito das Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla e orientaram acerca das causas e modos de prevenção, também sobre preconceito e convívio social.
Aprendemos que pessoas com necessidades especiais precisam ser assistidas de maneira especial, precisam ser conhecidas, respeitadas e amadas, como todos os seres humanos.
Toda a equipe de trabalho da E.M.E.F. Tranquillo Pissetti está envolvida com o projeto pedagógico de Intercâmbio Estudantil, aprendendo e  conquistando caminhos para ser e conviver.