Globalização o que é isso afinal?

Você se acha uma pessoa globalizada? Estamos inseridos neste processo? E que dizer de expressões tais como: Aldeia Global, Mundialização de valores. Para entendermos essas expressões ou facetas da globalização foi realizado um trabalho de pesquisa com os alunos da E.M.E.F Tranquillo Pissetti, Turma 702,onde os mesmos foram a campo e fizeram um levantamento de produtos vendidos nas redes de lojas e supermercados do município de Içara. Com o objetivo de saber qual a origem (país) desses produtos foi possível elaborar gráficos e mostrar que consumimos produtos originários de várias partes do mundo globalizado.

Intercâmbio Estudantil com a Escola Sonho Dourado

Depois de receberem a visita da Diretora e da Coordenadora da Escola Especial Sonho Dourado, de Içara, nossa escola passa agora para a segunda etapa do nosso Intercâmbio Estudantil: a troca de cartinhas!
A Turma 801 resolveu fazer uma Carta Coletiva e a Turma 802 fez cartinhas individuais para os colegas da Escola Especial e capricharam nos envelopes!
E mandam um recadinho: "Estamos ansiosos para o dia 09/08 quando iremos aí visitá-los!"
Olhem só as cartinhas....


Olimpíada de LP

As Professoras de LP, Aracéli e Grasiela, estão se dedicando ao máximo, estimulando os alunos à prática de leitura e de produção de textos. Trabalhando com os gêneros literários e realizando as oficinas de produção textual, professoras e alunos vão se preparando para as próximas etapas das Olimpiadas de LP.
Algumas oficinas já estão dando frutos... Vejam alguns poemas da turma 501!

Os donos da Terra


OS DONOS DA TERRA

A partir do século XV o continente americano começou a ser conquistado e colonizado por povos europeus, nesse período as metrópoles européias e as colônias exerciam papeis diferenciados na economia mundial. O espaço americano desde o inicio também apresentou uma divisão interna, regional. Havia também diferentes povos que habitavam as Terras americanas antes das chegadas dos europeus.

1- Pesquise:
a- Como está dividido o continente americano sob o aspecto da formação cultural?

b- Como viviam os povos nativos quando os europeus chegaram ao continente americano?


2- Os astecas tinham uma vida política social e cultural bem especifica. Eram diferentes de outros povos americanos.

a- Aproximadamente em que época os astecas ocuparam o planalto do México? E quando esse povo se tornou um verdadeiro império?

b- Qual a principal cidade fundada pelos astecas? E qual era a base de sua economia?

c- Como era organizada a sociedade asteca? E que técnicas agrícolas desenvolveram?


3- Os mais floresceram ao mesmo tempo que o Império Romano na Europa e formaram um grande império entre os anos 200 e 900 de nossa era. Documentos provam que eles tinham um alfabeto, um sistema matemático preciso e um calendário mais exato que o europeu da mesma época.

a- Que países atuais correspondem a localização das antigas áreas ocupadas pelos maias?

b- O que mais chama a atenção nas antigas cidades-estados maias, que cidades foram fundadas pelos maias e qual era a base de sua economia?


4- O nome “inca” originalmente designava o imperador, que se acreditava o filho do Sol. Os soberano inca era considerado deus, herói, grande ancestral e civilizador.

a- Qual a importância da imensa rede de estradas construídas pelos incas em seu fasto território?

b- Na civilização inca quem detinha a posse da terra? E como ela era trabalhada?

c- Que produtos agrícolas eram cultivados pelos incas?

d- Que habilidades artísticas foram desenvolvidas pelos incas?


5- Descreva o contraste dos povos sul-americanos com os demais nativos que viviam no continente americano. (Diferenças na cultura, língua, organização).