ENCONTRO MARCADO COM A AUTORA

A primeira edição do evento acontecerá no dia 23/08 (próx. segunda-feira), nas dependências da Escola.
O projeto pedagógico objetiva aproximar os autores de nossa região e aos leitores, no caso, os alunos e professores da Escola, incentivando-os à prática da leitura e tornando-a mais significativa aos alunos.
Para essa primeira edição, a autora convidada é Jheine Rose Barreto Danielski, escritora de livros infanto-juvenis e criadora do personagem Professor Fortulino. Os livros: O mistério do crânio, Uma aventura na Barragem do Rio São Bento e o livro-poster O mosquito malvado foram doados pela autora e lidos pelos alunos e professores do 1º ano a 5ª série do Ensino Fundamental.



A partir da leitura feita, os alunos desenvolveram atividades diversas acerca dos temas. Dentre essas atividades, houve uma visita à Barragem do Rio São Bento pelas 5ª séries, com a profª Taninha (Ciências); estudo de campo no próprio bairro Nª Sra. de Fátima pelos alunos do 1º ano, com a profª Glória, quando os alunos investigaram possíveis focos do mosquito e maneiras de como evitá-los; produção de histórias em quadrinhos e bonecos da dengue com material reciclável, com os alunos do 3º ano, da profª Fernanda; produção de poemas, jograis, varal literário, apresentação de músicas, teatro e painéis interativos com os alunos da 4ª série, da profª Juci Dagostim, os alunos do 2º ano, da profª Céinha, e as turmas 501 e 502 que trabalharam de forma integrada as disciplinas de Ciências (profª. Taninha) e Língua Portuguesa (profª Grasiela e profª. Aracéli).
Os trabalhos desenvolvidos serão apresentados à autora, no dia 23/08, pelos alunos e suas professoras. Em seguida, será aberto um momento para o diálogo entre a escritora e seus leitores. E o personagem central dos livros, Professor Fortulino, estará presente abrilhantando o evento.
Os alunos estão entusiasmados com a chegada da autora à nossa Escola.

GINCANA CULTURAL/ESTUDANTIL

Aconteceu no último dia 11 de agosto, Dia do Estudante. Foi um grande evento, um dia diferente na Escola, cheio de atividades que envolveram todos os alunos do 1º ano à 8ª série, divididos em sete grandes equipes, caracterizadas por cores. Cada equipe, coordenada por professores, teve desafios a cumprir e, a cada desafio cumprido, computavam-se os pontos. Dentre os desafios propostos, houve um questionário do conhecimento, soletrando, competições, tarefas-relâmpago, e brincadeiras folclóricas (aproveitando o Dia do Folclore) como: corrida do saco, corrida do ovo e mordida na maçã. O ponto alto da Gincana foi o Show de Valores, com apresentações de grandes nomes artísticos como Elvis Presley, Lady Gaga, Michael Jackson, Mamonas Assassinas, Falcão e Sidney Magal. O lanche foi especial: algumas mães colaboraram com bolos e salgados, e as merendeiras complementaram com sucos e sanduíches; prepararam uma mesa linda e farta.
De acordo com a Diretora Cléria, o aluno é o foco do esforço pedagógico empreendido por nossa escola, a qual deve ser um lugar prazeroso que favoreça a socialização e a aprendizagem dos alunos. Na Gincana, o que prevaleceu foi certamente o espírito de equipe, tanto por parte dos alunos quanto dos profissionais da educação envolvidos com a organização do evento; reforçando, assim, o tema do PPP da Escola do ano de 2010: Eu e Você: Todos pela Educação.

A HORA DO CONTO

A ação pedagógica A HORA DO CONTO já acontece em nossa Escola desde 2006 e é desenvolvido pelas séries iniciais do Ensino Fundamental Consiste na contação de histórias por parte das professoras e tem por objetivo de incentivar à prática social da leitura, estimulando a imaginação criadora dos educandos. O espaço para a realização do evento é a Biblioteca Escolar, a qual é preparada com antecedência com colchonetes e cenário temático. Com os alunos confortavelmente acomodados, entra em cena a professora caracterizada de um personagem que conta a história. Com olhinhos atentos, alunos prestam atenção em todos os gestos, falas e expressões da contadora de história e mergulham em um mundo de imaginação.
O cronograma é preparado no início do ano letivo com as turmas do 1º ano a 4ª série. A primeira professora a contar a história, nesse ano, foi a profª Glorinha. O título foi A palavra feia. Em agosto, foi a vez da profª Fernanda, com a história A última flor amarela. Em setembro, será a vez da profª Juci Dagostim e, em outubro, será a vez da profª Céinha.
De acordo com as professoras, por meio do projeto A HORA DO CONTO, os alunos se sentem motivados a lerem porque têm o exemplo da professora que lê, e percebem que ler e contar o que leu pode ser bem divertido. A temática escolhida é diversificada, mas sempre há uma preocupação em discutir um tema, seja a preservação do ambiente, valores humanos, a diversidade, e outros que sejam da necessidade e do interesse dos alunos.



A contação de história traz de volta, ao imaginário da criança, um personagem da nossa cultura que é o “contador de causos”, que precisa ser cultivado porque faz parte do imaginário social. A contação de história associada à prática de teatro na escola, estimula o aluno a ler de forma voluntária e prazerosa.
Segundo a Bibliotecária Indiara, percebe-se que após apresentação de A HORA DO CONTO, há uma procura intensa dos alunos pelo livro em questão. As vezes um livro que estava despercebido na prateleira da estante, torna-se um verdadeiro “best seller” da escola.
Ao final da apresentação de A última flor amarela, os alunos receberam um cartão amarelo em forma de flor, com um mimo e a seguinte mensagem: “Ler é uma conquista tão importante que será usufruída pelo resto de sua vida e abrirá, a cada dia, uma nova janela para o mundo.”(Maurício de Sousa)

Intercâmbio Estudantil com a Escola Sonho Dourado

No dia 09 de agosto, aconteceu a visita à Escola Especial Sonho Dourado pelos alunos e professores das 8ª séries. Foi um momento único, muito esperado por todos e, de fato, muito especial. Os alunos puderam interagir, dialogar, conhecer o espaço do outro.
Aprendemos que pessoas com necessidades especiais precisam ser assistidas de maneira especial, precisam ser conhecidas, respeitadas e amadas, como todos os seres humanos.
Toda a equipe de trabalho da E.M.E.F. Tranquillo Pissetti está envolvida com o projeto pedagógico de Intercâmbio Estudantil, aprendendo e conquistando caminhos para ser e conviver.
Agora aguardamos a visita dos alunos e professores da Escola Especial Sonho Dourado em nossa Escola. Afinal, ainda temos um futebolzinho marcado para esse encontro.