EMEF Tranquillo Pissetti comemora Dia da Consciência Negra

A EMEF Tranquillo Pissetti, promoveu no dia de ontem(22) um evento pedagógico de valorização da cultura afro com objetivo de combater a discriminação racial por meio da reflexão e da conscientização de seus alunos. A I Mostra Cultural Afro-Brasileira contou com a participação da Professora Kelly Cristina Fernandes da Rosa, ganhadora do prêmio Idéias Criativas para 20 de novembro, do Ministério da Cultura, parceria com a Fundação Palmares. Kelly conversou com os alunos acerca da institucionalização do Dia da Consciência Negra.

A professora Cristiane Dias, da área de Letras, escritora, autora de dois livros (Coletânea de Poemas e um romance intitulado Ouro Negro) trouxe uma Oficina de Contação de História com elementos da cultura afro, em uma sala persolanizada com trilha sonora sobre o tema. Já a professora Ana Lúcia dos Santos Maciel abrilhantou o evento com a Banda da Diversidade, da EEB Gov. Heriberto Hülse e o Corpo Coreógrafo. Além disso os alunos de 5ª a 8ª séries, assistiram a um filme em que o ator Paulo Goulart narra o poema " O Navio Negreiro" e “apresenta cenas bastante fortes que, certamente, nos fazem pensar. Fazer educação é acreditar na igualdade de direitos e respeito às diferenças”, salientou a diretora da Escola Cleria Marques.

A data, ainda segundo Cleria, provoca uma reflexão quanto ao racismo no Brasil e a necessidade de valorização e respeito aos negros e à cultura africana; “enfoca as contribuições dos mesmos para a formação e o desenvolvimento da sociedade brasileira; e dá visibilidade à presença africana na música, literatura, política, religião, economia, arte, tanto nacional quanto mundialmente”, enfatizou.

image image image

Alunos içarenses são os únicos da AMREC premiados na Olimpíada de Matemática

Diego Dagostin Frasson e Bianca Neves da Silva, ambos alunos da 6ª série da EMEF Tranquillo Pissetti, de Içara, foram os únicos ganhadores da região da AMREC, na 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática - OBMEP 2010. Os alunos içarenses conquistaram medalha de bronze e serão contemplados com uma bolsa de estudo no Programa de Iniciação Científica Jr.

Diego estava recebendo o Certificado de Menção Honrosa referente à Olimpíada de 2009, em solenidade na Escola, no momento em que recebeu a notícia de que neste ano havia ganho o bronze. “Estou muito feliz com a conquista. O prêmio é um incentivo a mais”, comemorou Diego. “Todo trabalho pedagógico é desenvolvido com carinho e dedicação e, por isso, colhemos resultados positivos”, emendou Luciana de Cássia Geremias, Coordenadora Pedagógica da EMEF Tranquillo Pissetti.

De acordo com o site oficial da OBMEP (www.obmep.org.br/prog_ic_2008.html), o Programa de Iniciação Científica Jr. da OBMEP (PIC) tem duração de um ano e é dirigido aos 3.200 (três mil e duzentos) alunos medalhistas de ouro, prata e bronze de cada ano. Os medalhistas que acompanham todas as etapas do PIC recebem a Bolsa de Iniciação Científica Jr. concedida pelo CNPq, com valor mensal de R$ 100,00. “O PIC é desenvolvido em encontros presencias e pela internet, através do fórum da OBMEP, que permite a discussão virtual do conteúdo matemático escolhido para a iniciação científica", explicou a diretora da escola Cléria dos Passos Marques.

A Professora de Matemática Angelita Possamai, escola e a Secretaria de Educação, também receberam premiações. “Parabenizamos toda equipe escolar pelo desempenho e pela conquista. É mais uma exemplo de que estamos no caminho certo”, salientou a diretora. Participaram da OBMEP 1500 alunos de cinco escolas da rede municipal de ensino de Içara.

image

DIA 20/11/2010 - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A Lei Federal nº 10.639/03, de 09 de janeiro de 2003, dispõe acerca de uma proposta pedagógica de valorização da cultura afro nas escolas em todo o Brasil, no intuito de combater à discriminação racial nas escolas e, consequentemente, na sociedade.

Em nossa Escola, faremos um Evento de Valorização da Cultura Afro no dia 22/11 (2ª feira), quando receberemos duas visitas:

* Professora Kelly [1]Cristina Fernandes da Rosa (kellycfr33@yahoo.com.br) que trará algumas Oficinas e atividades afins.

* Professora [2]Ana Lúcia dos Santos Maciel que trará a Banda da EEB Gov. Heriberto Hulse e o Corpo Coreógrafo para uma apresentação na quadra da escola.

OBS: A Professora Kelly Cristina está oferecendo um Curso de Capacitação de 20 horas sobre esse tema. Interessados fazer contato com ela.

Será um momento especial. Aceitamos sugestões.

Coordenação Pedagógica


[1] Cristina Fernandes da Rosa – Professora da EEB José Hulse Peixoto; ganhadora do Prêmio do Ministério da Cultura – Fundação Cultural Palmares, no Edital Ideias Criativas para 20 de Novembro. Foram mais de 446 projetos inscritos concorrendo aos 15 prêmios oferecidos pela Fundação Cultural Palmares. Cada região do País foi beneficiada com três projetos: dois na categoria Individual e um na categoria Entidade. Todos eles serão executados em novembro, mês em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra (20). Fone: 34394835 e 9974-3517

[2] Ana Lúcia dos Santos Maciel – Professora de Educação Física na EEB Gov. Heriberto Hulse e na Rede Municipal de Ensino de Criciúma. Desenvolve um Projeto de Banda com alunos que apresentam risco social e problemas de adaptação nas escolas.

INTERCÂMBIO ESTUDANTIL ENTRE A EMEF TRANQUILLO PISSETTI E ESCOLA ESPECIAL SONHO DOURADO

 

1ª ETAPA: Palestra sobre a Escola Especial Sonho Dourado

A EMEF Tranquillo Pissetti recebeu, no dia 26 de abril, a visita da Diretora e da Orientadora da Escola Especial Sonho Dourado. Elas mostraram um filme de apresentação de sua Escola, conversaram com os(as) alunos(as) das 8ª séries a respeito das Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla e orientaram acerca das causas e modos de prevenção, também sobre preconceito e convívio social.

clip_image001clip_image003

Aprendemos que pessoas com necessidades especiais precisam ser assistidas de maneira especial, precisam ser conhecidas, respeitadas e amadas, como todos os seres humanos.

Toda a equipe de trabalho da E.M.E.F. Tranquillo Pissetti está envolvida com o projeto pedagógico de Intercâmbio Estudantil, aprendendo e conquistando caminhos para ser e conviver.

clip_image004clip_image005clip_image006clip_image007

2ª ETAPA: A TROCA DE CARTINHAS
Depois de receberem a visita da Diretora e da Coordenadora da Escola Especial Sonho Dourado, de Içara, nossa escola passou para a segunda etapa do nosso Intercâmbio Estudantil: a troca de cartinhas!
A Turma 801 resolveu fazer uma Carta Coletiva e a Turma 802 fez cartinhas individuais para os colegas da Escola Especial e capricharam nos envelopes!
E mandam, via Blog, um recadinho: "Estamos ansiosos para o dia 09/08 quando iremos aí visitá-los!"
Olhem só as cartinhas....

clip_image009clip_image011clip_image013clip_image015
3ª ETAPA: VISITA À ESCOLA ESPECIAL SONHO DOURADO

No dia 09 de agosto, aconteceu a visita à Escola Especial Sonho Dourado pelos alunos e professores das 8ª séries. Foi um momento único, muito esperado por todos e, de fato, muito especial. Os alunos puderam interagir, dialogar, conhecer o espaço do outro.
Aprendemos que pessoas com necessidades especiais precisam ser assistidas de maneira especial, precisam ser conhecidas, respeitadas e amadas, como todos os seres humanos.

clip_image017clip_image019clip_image021clip_image023clip_image025clip_image027clip_image029clip_image031clip_image033clip_image035

4ª ETAPA: VISITA DA ESCOLA ESPECIAL SONHO DOURADO À NOSSA ESCOLA

A última etapa do projeto pedagógico de Intercâmbio Estudantil aconteceu no dia 29 de novembro, quando a nossa Escola recebeu a visita de alunos e professores da Escola Especial Sonho Dourado.

Estes foram recepcionados com um belo Portal de Boas-Vindas confeccionado pelas alunas orientadas pela professora Mirozete e a bibliotecária Indiara. Em seguida, assistiram a uma peça de teatro preparada especialmente para esse evento e apresentada pelos alunos também das oitavas séries, ensaiados pelas professoras Graziele e Mirozete. Os visitantes também assistiram a uma apresentação de música e dança com a professora Marizélia e alunas da 601. Depois, o professor Reginaldo organizou um futebolzinho amistoso. Os times foram compostos de alunos de ambas as escolas e todos ganharam medalhas, afinal, independente do resultado, todos são vencedores. Ambas as escolas receberam troféus para guardarem de recordação do Intercâmbio Estudantil. Ainda houve um lanche e os alunos receberam mimos de lembrança, cuidadosamente preparados pela professora Juci Pavei.

Um dos momentos mais emocionantes foi quando um aluno da Escola Especial presenteou a todos com uma música que falava do valor da amizade, da família e da partilha. Depois de visitarem as dependências de nossa escola, os queridos e alegres visitantes pediram para a Diretora Cléria colocar músicas para dançarem. Pedido atendido, houve um arrasta-pé meio improvisado, mas muito divertido. Aprendizagens, beijos e abraços, lembranças e saudades... Ah, e as fotos!!
clip_image037clip_image039

clip_image041clip_image043

clip_image045clip_image047

clip_image049clip_image051clip_image053clip_image055clip_image057clip_image059clip_image061clip_image063clip_image065clip_image067clip_image069clip_image071clip_image073clip_image075clip_image077clip_image079clip_image081clip_image083clip_image073[1]clip_image085clip_image087clip_image089clip_image091clip_image093

“Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, sou como um bronze que soa, ou como um sino que tine. E, ainda que eu tivesse o dom da profecia e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e tivesse toda a fé até o ponto de transportar montes, se não tivesse amor nada seria"

**********************************************************************************************************

TEXTO: Luciana de Cássia Geremias

Coordenadora Pedagógica

03/12/2010