A EMEF Tranquillo Pissetti recebeu, no dia 26 de abril, a visita da Diretora e da Orientadora da Escola Especial Sonho Dourado. Elas mostraram um filme de apresentação de sua Escola, conversaram com os(as) alunos(as) das 8ª séries a respeito das Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla e orientaram acerca das causas e modos de prevenção, também sobre preconceito e convívio social.
Aprendemos que pessoas com necessidades especiais precisam ser assistidas de maneira especial, precisam ser conhecidas, respeitadas e amadas, como todos os seres humanos.
Toda a equipe de trabalho da E.M.E.F. Tranquillo Pissetti está envolvida com o projeto pedagógico de Intercâmbio Estudantil, aprendendo e conquistando caminhos para ser e conviver.
2ª ETAPA: A TROCA DE CARTINHAS
Depois de receberem a visita da Diretora e da Coordenadora da Escola Especial Sonho Dourado, de Içara, nossa escola passou para a segunda etapa do nosso Intercâmbio Estudantil: a troca de cartinhas!
A Turma 801 resolveu fazer uma Carta Coletiva e a Turma 802 fez cartinhas individuais para os colegas da Escola Especial e capricharam nos envelopes!
E mandam, via Blog, um recadinho: "Estamos ansiosos para o dia 09/08 quando iremos aí visitá-los!"
Olhem só as cartinhas....
3ª ETAPA: VISITA À ESCOLA ESPECIAL SONHO DOURADO
No dia 09 de agosto, aconteceu a visita à Escola Especial Sonho Dourado pelos alunos e professores das 8ª séries. Foi um momento único, muito esperado por todos e, de fato, muito especial. Os alunos puderam interagir, dialogar, conhecer o espaço do outro.
Aprendemos que pessoas com necessidades especiais precisam ser assistidas de maneira especial, precisam ser conhecidas, respeitadas e amadas, como todos os seres humanos.
4ª ETAPA: VISITA DA ESCOLA ESPECIAL SONHO DOURADO À NOSSA ESCOLA
A última etapa do projeto pedagógico de Intercâmbio Estudantil aconteceu no dia 29 de novembro, quando a nossa Escola recebeu a visita de alunos e professores da Escola Especial Sonho Dourado.
Estes foram recepcionados com um belo Portal de Boas-Vindas confeccionado pelas alunas orientadas pela professora Mirozete e a bibliotecária Indiara. Em seguida, assistiram a uma peça de teatro preparada especialmente para esse evento e apresentada pelos alunos também das oitavas séries, ensaiados pelas professoras Graziele e Mirozete. Os visitantes também assistiram a uma apresentação de música e dança com a professora Marizélia e alunas da 601. Depois, o professor Reginaldo organizou um futebolzinho amistoso. Os times foram compostos de alunos de ambas as escolas e todos ganharam medalhas, afinal, independente do resultado, todos são vencedores. Ambas as escolas receberam troféus para guardarem de recordação do Intercâmbio Estudantil. Ainda houve um lanche e os alunos receberam mimos de lembrança, cuidadosamente preparados pela professora Juci Pavei.
Um dos momentos mais emocionantes foi quando um aluno da Escola Especial presenteou a todos com uma música que falava do valor da amizade, da família e da partilha. Depois de visitarem as dependências de nossa escola, os queridos e alegres visitantes pediram para a Diretora Cléria colocar músicas para dançarem. Pedido atendido, houve um arrasta-pé meio improvisado, mas muito divertido. Aprendizagens, beijos e abraços, lembranças e saudades... Ah, e as fotos!!
“Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, sou como um bronze que soa, ou como um sino que tine. E, ainda que eu tivesse o dom da profecia e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e tivesse toda a fé até o ponto de transportar montes, se não tivesse amor nada seria"
**********************************************************************************************************
TEXTO: Luciana de Cássia Geremias
Coordenadora Pedagógica
03/12/2010