EMEF Tranquillo Pissetti comemora Dia da Consciência Negra

A EMEF Tranquillo Pissetti, promoveu no dia de ontem(22) um evento pedagógico de valorização da cultura afro com objetivo de combater a discriminação racial por meio da reflexão e da conscientização de seus alunos. A I Mostra Cultural Afro-Brasileira contou com a participação da Professora Kelly Cristina Fernandes da Rosa, ganhadora do prêmio Idéias Criativas para 20 de novembro, do Ministério da Cultura, parceria com a Fundação Palmares. Kelly conversou com os alunos acerca da institucionalização do Dia da Consciência Negra.

A professora Cristiane Dias, da área de Letras, escritora, autora de dois livros (Coletânea de Poemas e um romance intitulado Ouro Negro) trouxe uma Oficina de Contação de História com elementos da cultura afro, em uma sala persolanizada com trilha sonora sobre o tema. Já a professora Ana Lúcia dos Santos Maciel abrilhantou o evento com a Banda da Diversidade, da EEB Gov. Heriberto Hülse e o Corpo Coreógrafo. Além disso os alunos de 5ª a 8ª séries, assistiram a um filme em que o ator Paulo Goulart narra o poema " O Navio Negreiro" e “apresenta cenas bastante fortes que, certamente, nos fazem pensar. Fazer educação é acreditar na igualdade de direitos e respeito às diferenças”, salientou a diretora da Escola Cleria Marques.

A data, ainda segundo Cleria, provoca uma reflexão quanto ao racismo no Brasil e a necessidade de valorização e respeito aos negros e à cultura africana; “enfoca as contribuições dos mesmos para a formação e o desenvolvimento da sociedade brasileira; e dá visibilidade à presença africana na música, literatura, política, religião, economia, arte, tanto nacional quanto mundialmente”, enfatizou.

image image image

Nenhum comentário:

Postar um comentário