A HORA DO CONTO

A ação pedagógica A HORA DO CONTO já acontece em nossa Escola desde 2006 e é desenvolvido pelas séries iniciais do Ensino Fundamental Consiste na contação de histórias por parte das professoras e tem por objetivo de incentivar à prática social da leitura, estimulando a imaginação criadora dos educandos. O espaço para a realização do evento é a Biblioteca Escolar, a qual é preparada com antecedência com colchonetes e cenário temático. Com os alunos confortavelmente acomodados, entra em cena a professora caracterizada de um personagem que conta a história. Com olhinhos atentos, alunos prestam atenção em todos os gestos, falas e expressões da contadora de história e mergulham em um mundo de imaginação.
O cronograma é preparado no início do ano letivo com as turmas do 1º ano a 4ª série. A primeira professora a contar a história, nesse ano, foi a profª Glorinha. O título foi A palavra feia. Em agosto, foi a vez da profª Fernanda, com a história A última flor amarela. Em setembro, será a vez da profª Juci Dagostim e, em outubro, será a vez da profª Céinha.
De acordo com as professoras, por meio do projeto A HORA DO CONTO, os alunos se sentem motivados a lerem porque têm o exemplo da professora que lê, e percebem que ler e contar o que leu pode ser bem divertido. A temática escolhida é diversificada, mas sempre há uma preocupação em discutir um tema, seja a preservação do ambiente, valores humanos, a diversidade, e outros que sejam da necessidade e do interesse dos alunos.



A contação de história traz de volta, ao imaginário da criança, um personagem da nossa cultura que é o “contador de causos”, que precisa ser cultivado porque faz parte do imaginário social. A contação de história associada à prática de teatro na escola, estimula o aluno a ler de forma voluntária e prazerosa.
Segundo a Bibliotecária Indiara, percebe-se que após apresentação de A HORA DO CONTO, há uma procura intensa dos alunos pelo livro em questão. As vezes um livro que estava despercebido na prateleira da estante, torna-se um verdadeiro “best seller” da escola.
Ao final da apresentação de A última flor amarela, os alunos receberam um cartão amarelo em forma de flor, com um mimo e a seguinte mensagem: “Ler é uma conquista tão importante que será usufruída pelo resto de sua vida e abrirá, a cada dia, uma nova janela para o mundo.”(Maurício de Sousa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário